Empresas de agroquímicos assinam compromisso para proteção de abelhas

Publicado em 06/12/2017 às 20:12:22 - Atualizado em 06/12/2017 ás 20:12:22

Recentemente a Bayer assinou o Compromisso 2020, iniciativa encabeçada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), para estimular a valorização da proteção racional dos cultivos, o serviço de polinização realizado pelas abelhas, a proteção da biodiversidade e o respeito à apicultura. Esse projeto faz parte do movimento Colmeia Viva®, que promove uma relação mais produtiva entre Agricultura e Apicultura.

Esta iniciativa teve adesão de 14 empresas do setor que estão se comprometendo em chancelar mais um passo do manifesto lançado pelo setor em 2015, com o propósito de promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir no direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura, protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer, explica que todas as empresas precisam promover iniciativas de boas práticas no campo e treinamento a fim de preservar os agentes polinizadores e garantir o uso correto dos produtos. "Até o final de 2018 vamos treinar 100% da nossa equipe interna, e capacitar cerca de 70% da nossa rede de distribuição. A ideia é que todos sejam multiplicadores das ações preconizadas pelo Compromisso 2020".

Um dos tópicos deste acordo de cooperação é que os treinamentos ministrados pelas empresas participantes do projeto sejam padronizadas para que todos estejam alinhados com as premissas da legislação brasileira. "No entanto, pelo fato da Bayer possuir há mais de 25 anos um centro especifico de estudos e projetos que contribuam com a saúde das abelhas, o Bee Care Center, complementando as premissas do Compromisso 2020, faremos treinamentos de boas práticas e iniciativas de proteção de polinizadores com nossas equipes de campo", explica Ricci.

As metas até 2020 são balizadas por princípios básicos e bandeiras de prioridades que retratam os esforços de um grupo de trabalho multidisciplinar liderado pelo Sindiveg com a participação das empresas participantes, por meio de suas áreas técnicas de stewardship, regulatório, relações institucionais e de comunicação, continuamente dedicadas ao tema com o propósito único de realizar iniciativas que ganham mais força a partir deste momento.

Além da Bayer, assinaram o Compromisso 2020 as seguintes empresas: Arysta Lifescience do Brasil, Basf, CCAB Agro, Dow AgroSciences Industrial, DuPont do Brasil, FMC Química do Brasil, Helm do Brasil Mercantil, Mitsui Chemicals do Brasil, Ourofino Química, Rotam do Brasil Agroquímica e Produtos Agrícolas, Sumitomo Chemical do Brasil, Syngenta Proteção de Cultivos e UPL do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa Bayer Foto:reprodução

Publicidade