Saber Planos

Criatividade e distanciamento nas aulas de Educação Física da rede municipal

Por Redação Chapecó Mais em 25/03/2021 às 23:03:31
Ascom

Ascom

Antes das aulas serem retomadas de forma híbrida, familiares e professores estavam apreensivos sobre como seriam as aulas de Educa√ß√£o Física, uma vez que, normalmente, h√° contato físico. Mas os professores se reinventaram, como é o caso dos professores André Vial e Giovana Voelz. Além da orienta√ß√£o teórica e pr√°tica no desenvolvimento das aulas, eles est√£o usando técnicas que podem ser realizadas em qualquer espa√ßo e com o material que os estudantes ou as famílias dispuserem em sua casa.

Os alunos foram separados em dois grupos. Durante uma semana, as aulas acontecem de forma presencial para a Subturma A, enquanto estudantes da Subturma B realizam atividades remotas. E vice-versa.

"Os dois grupos recebem exercícios equivalentes, que corroboram entre si, mas n√£o necessariamente a mesma atividade", explica André Vial.

O professor de Educa√ß√£o Física disse que o apoio das famílias na orienta√ß√£o dos filhos tem sido fundamental. A partir do momento os pais sentiram que o ambiente escolar est√° pronto para receber os estudantes e que o espa√ßo é seguro, encaminharam os filhos para aulas híbridas, com as "orienta√ß√Ķes de casa". De acordo com o professor, "é surpreendente a colabora√ß√£o dos estudantes no espa√ßo escolar e também fora dele. N√£o é necess√°rio lembr√°-los da obrigatoriedade do uso de m√°scaras, do n√£o compartilhamento de materiais ou do distanciamento social, entre outros".

Para a estudante do 9¬ļ ano da Escola B√°sica Municipal Zélia Roque de Lima Munzi, Evelin do Nascimento, 16 anos, "as aulas de educa√ß√£o física presenciais s√£o seguras, a gente mantém o distanciamento, o uso correto das m√°scaras e a higieniza√ß√£o dos colchonetes quando usamos, e estamos aprendendo a valorizar mais e mais cada segundo. Por exemplo, quando o professor passou a atividade a dist√Ęncia, a gente fez certinho, mas aqui na escola cansamos menos a respira√ß√£o, o rendimento foi maior e ainda podemos rever nossos amigos, sem chegar perto, é claro".

LW Riedi

Da mesma forma que famílias optaram pelo ensino de forma híbrida, h√° também as que optaram pelo ensino 100% remoto durante este neste período de pandemia. Nestes casos a maioria possui algum acesso à internet e os poucos que n√£o t√™m precisam retirar, na Escola ou no Centro de Educa√ß√£o Infantil, as atividades impressas com as orienta√ß√Ķes para execu√ß√£o.

Para a professora de Educa√ß√£o Física, Giovana Voelz, o ensino remoto foi encarado como um novo desafio, o qual ela vem se superando a cada dia. Ela sempre deu aula presencial e, por estar gestante, neste momento atua junto às turmas a dist√Ęncia. "Est√° sendo bem tranquilo trabalhar com crian√ßas pequenas, a devolutiva deles e dos familiares tem sido excelente. Todas as vezes que solicito alguma atividade, procuro usar materiais alternativos para que possam utilizar o que possuem em casa, eles por sua vez providenciam com celeridade e auxiliam as crian√ßas nas atividades", relatou..

Giovana é professora no Centro de Educa√ß√£o Infantil Municipal Pe-Te-Ca. Atualmente s√£o oito turmas e cada uma tem seu dia para aula, que é gravada e enviada pelo aplicativo de mensagens no grupo da turma de aulas remotas. Mas, os que optaram pelo ensino híbrido também podem assistir e participar. "As aulas s√£o um sucesso", comemora Giovana, adaptada aos novos tempos.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Tags:   aulapandemia
Comunicar erro
Aurora 52 anos

Coment√°rios

nespolo 3
Mahh - Marcela
MVA