Saber Planos

DEIXAR DE REDUZIR A VELOCIDADE AO ULTRAPASSAR CICLISTA SERÁ INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA

Por Redação Chapecó Mais em 12/04/2021 às 21:30:33

Com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a partir de agora, o motorista que não reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclistas vai cometer infração gravíssima – multa de R$ 293,00. Antes da alteração do código, a infração era considerada grave, com multa de R$ 195,00.

O chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adriano Fiamocini, explica que a regra começou a valer a partir desta segunda-feira (12), e que a infração é difícil de ser flagrada.

- É uma infração difícil de ser flagrada, pois, precisa ser presenciada ao vivo pelo policial ou a guarda municipal. Pedimos a compreensão e o bom senso tanto de motoristas quando ciclistas. O importante é um se colocar no lugar do outro, é a única maneira de se entender no trânsito e respeitar as necessidades e os direitos dos demais – disse.

Ciclistas também devem respeitar as leis

Apesar de os veículos de maior porte serem responsáveis pela segurança dos não motorizados, é importante que os ciclistas conheçam e respeitem a legislação de trânsito.

Existem regras especificas para quem trafega de bicicleta que tem como objetivo padronizar normais e aumentar a segurança. Os principais são:

- Pedestres possuem a preferência sobre ciclistas que, por sua vez, possuem preferência sobre os demais veículos;

- Ciclistas devem trafegar nas ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos. Quando não houver, devem utilizaro bordo da pista, no mesmo sentido dos demais veículos;

- Em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres, é proibido andar de bicicleta (montado);

- Durante manobra de mudança de direção, ciclistas devem ceder passagem aos pedestres, assim como os veículos maiores devem ceder passagem aos ciclistas na mesma situação;

- Sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais são obrigatórias; bem como, campainha e espelho retrovisor do lado esquerdo. O capacete não é obrigatório, mas altamente recomendável.

Fonte:RCO Foto:Pixabay

Fonte: RCO

Tags:   leitransito
Comunicar erro
anuncie aqui

Comentários

nespolo 3
Mahh - Marcela
MVA