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Cartilha orienta gestores em aƧƵes de enfrentamento à exclusĆ£o escolar

Por Redação Chapecó Mais em 04/06/2021 às 14:25:28

Entidades elaboraram a cartilha “Todos na Escola – AƧƵes para promover a (re)inserĆ§Ć£o e a permanência de crianƧas e adolescentes no ambiente escolar”, com o objetivo de orientar os gestores públicos no planejamento das estratégias de enfrentamento da exclusĆ£o escolar, deixando-as mais estruturadas e resolutivas, além de reforƧar a importĆ¢ncia da implementaĆ§Ć£o da busca ativa escolar de estudantes em todo o país.

A cartilha é uma realizaĆ§Ć£o do Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da EducaĆ§Ć£o (CTE-IRB), do Fundo das NaƧƵes Unidas para a InfĆ¢ncia (UNICEF) e da UniĆ£o Nacional dos Dirigentes Municipais de EducaĆ§Ć£o (Undime), em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a AssociaĆ§Ć£o dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Segundo o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, as diretrizes gerais contidas na publicaĆ§Ć£o podem ser adaptadas de acordo com as especificidades locais dos municípios. “O levantamento sobre a estrutura institucional disponível no território, a definiĆ§Ć£o da atribuiĆ§Ć£o de cada agente da rede de proteĆ§Ć£o e a interlocuĆ§Ć£o entre os diversos atores intersetoriais sĆ£o algumas das questƵes trazidas pela publicaĆ§Ć£o e que sĆ£o fundamentais para planejar aƧƵes nessa Ć”rea”, disse.

Dividida em 13 capítulos, a cartilha orienta sobre a adesĆ£o à estratégia de Busca Ativa Escolar (BAE), a necessidade de aƧƵes intersetoriais, o papel de cada profissional no processo de busca dos estudantes e a elaboraĆ§Ć£o de diagnósticos e de planos de aĆ§Ć£o, entre outros.

A publicaĆ§Ć£o traz os principais objetivos da busca ativa escolar, que incluem identificar crianƧas e adolescentes fora da escola ou em risco de evasĆ£o, possibilidade de encaminhamento adequado para rede de proteĆ§Ć£o, promover trabalho intersetorial dos agentes públicos no combate à exclusĆ£o escolar, além de apresentar estratégias e guias que podem ser utilizados como base de trabalho.

“A pandemia agravou ainda mais as desigualdades. Em novembro de 2020, mais de 5 milhƵes de crianƧas e adolescentes nĆ£o tiveram acesso à educaĆ§Ć£o no Brasil, afetando principalmente aquelas dos anos iniciais do ensino fundamental. Por isso, é essencial continuar com os esforƧos de busca ativa, indo atrĆ”s de cada menino e menina que se encontra fora da escola, para trazê-los de volta e garantir que possam seguir estudando”, avaliou Ítalo Dutra, chefe de EducaĆ§Ć£o do UNICEF no Brasil.

Ā» A cartilha Todos na Escola pode ser encontrada aqui.

Ā» O livreto com versĆ£o resumida pode ser acessado aqui.

AgenciaBrasil/Pixabay

Fonte: ReproduĆ§Ć£o Quilombo Mais

Tags:   Educação
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