Saber Planos

OCESC solicita recursos para investimento em armazenagem

Por Redação Chapecó Mais em 07/06/2021 às 19:46:00

Santa Catarina é respons√°vel pela produ√ß√£o de 6,5 milh√Ķes de toneladas por safra de milho, soja, arroz, trigo e feij√£o. Todo esse potencial agrícola esbarra no déficit de armazenamento, o que dificulta as estratégias de comercializa√ß√£o.

Na busca de recursos para este tipo de investimentos, o presidente da Organiza√ß√£o das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) Luiz Vicente Suzin solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimar√£es linhas de crédito específicas para constru√ß√£o de armazéns, avi√°rios, pocilgas e irriga√ß√£o. A reivindica√ß√£o foi formalizada na semana passada durante visita ao armazém de cereais da Coopervil e na granja multiplicadora de genética na linha Aparecida, no município de Videira.

Durante a visita, Suzin mostrou a potencialidade do agronegócio de Santa Catarina que foi respons√°vel em 2020 por 31% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a contribui√ß√£o das cooperativas catarinenses e os desafios do setor. “Em resposta, Guimar√£es antecipou a orienta√ß√£o da ministra da Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento do Brasil Tereza Cristina em participar dessa fatia de mercado. O di√°logo foi muito produtivo e ele se mostrou sensibilizado com a demanda do setor”, relatou ao comentar que a sugest√£o de prazo para financiamento foi de 15 anos e com juros semelhantes ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

AGÊNCIA DO AGRONEGÓCIO

Em visita a Videira, Guimar√£es também participou da inaugura√ß√£o da primeira agência da CAIXA especializada em agronegócio – Agência Rio do Peixe, localizada na Rodovia SC-355, n¬ļ 1806, no bairro Dois Pinheiros. O evento marcou a expans√£o da rede de atendimento do banco que entregar√° 130 unidades neste ano, sendo 51 especializadas em agronegócio. Participaram funcion√°rios do banco e lideran√ßas locais que representam setores estratégicos.

“A inaugura√ß√£o representa uma grande honra para a regi√£o e também para o agronegócio catarinense. Simboliza a valoriza√ß√£o do Governo Federal e da CAIXA ao setor e também o desejo de trabalhar e fortalecer os pequenos produtores rurais. Essa também era uma solicita√ß√£o do sistema cooperativista. Os trabalhos eram realizados com foco no atendimento das cooperativas e agora os produtores rurais ter√£o recursos para investirem no aumento da produtividade e na qualidade de vida”, comentou Suzin.

A agência atender√° os produtores rurais da regi√£o do Vale do Rio do Peixe. O hor√°rio de atendimento é das 8h às 13 horas e o autoatendimento conta com três terminais, com opera√ß√£o das 6h às 22 horas.

MB Comunicação

Fonte: Reprodução Quilombo Mais

Tags:   Agronegócio
Comunicar erro
anuncie aqui

Coment√°rios

nespolo 3
Mahh - Marcela
MVA